Comunidade das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

Sob o tema "As PICS na Região Centro-Oeste", a 5ª Roda Virtual da Comunidade das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde ocorre nesta quarta-feira, dia 25 de agosto, às 15h. Você pode assistir ao vivo no Youtube, pelo canal da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz

Link: https://youtu.be/0l6gKUzJcxc

Programação

Relato: Estruturação e Implantação da Auriculoterapia como suporte ao tratamento de Saúde Mental e Dores Crônicas

Palestrante: Thiago Lucas Bavaresco Macedo – fisioterapeuta, prof. de Educação Física e médico da equipe de Saúde da Família de Nova Andradina (MS)

 

Relato: Apresentação do Centro de Referência em Práticas Integrativas em Saúde de Planaltina (CERPIS-SES-DF)

Palestrante: Marcos Freire - médico-generalista, taoísta e educador popular em saúde

 

Relato: Relatos de Experiências Extensionistas envolvendo PICS na UnB

Palestrante: Silvia Ribeiro de Souza - farmacêutica, professora da Universidade de Brasília (UnB), coordenadora de extensão da Faculdade de Ciências da Saúde

 

Relato: Acesso ao Ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares, por meio das tecnologias de informação e comunicação

Palestrante:  Bryan Vitorino Pereira dos Santos - acadêmico da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (UFG)

 

Relato: Construindo caminhos para as PICS na Região Teles Pires

Palestrante: Iraci Contro Boni – técnica do Escritório Regional de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (ERS-Sinop/SES/MT)

 

Comentaristas

Maria Angelina Pereira - diretora da Escola Paulista de Biodanza; presidente da Associação de Escolas Biodanza Brasil

 

Edison Luiz Devos Barlem - enfermeiro, doutor em enfermagem; docente da Universidade Federal do Rio Grande - FURG

 

Mediadora: Mônica de Oliveira Amorim

Bióloga, com especialização em PICS, pela Residência Multiprofissional da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, e voluntária em PICS no Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (CSEGPS/FSP/USP)

 

As atividades pré-congresso do Congrepics 2021 seguem no mês de agosto, iniciando com cinco oficinas nesta primeira semana do mês para os inscritos no evento. Para inscrição, acesse o site doCongrepics 2021.

www.3congrepics.com.br

 

Através do  Decreto Nº 5.813, de 22 de junho de 2006, o MS aprovou a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos,  estabelece diretrizes e linhas prioritárias para o desenvolvimento de ações e desenvolvimento de tecnologias e inovações, fortalecimento das cadeias e dos arranjos produtivos, uso sustentável da biodiversidade brasileira, desenvolvimento do Complexo Produtivo da Saúde, com a garantia do acesso seguro e uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos no território nacional.  

As atividades pré-congresso do Congrepics 2021 seguem no mês de agosto. Na primeira semana de agosto, estão programadas cinco oficinas para os inscritos no evento. Para inscrição nas atividades, você deverá acessar o site do Congrepics 2021. 

www.3congrepics.com.br 

Confira o recente artigo do Núcleo de Tradução do Conhecimento em Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas/Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (NTC-MTCI/PICS) sobre Qigong, Tai Chi Chuan e Lian Gong. Essas práticas corporais da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) encontram nas publicações científicas recomendações para várias condições clínicas e de saúde, entre elas tratamento das dores crônicas, hipertensão, depressão e diabetes mellitus, e a promoção do equilíbrio, da função física e da diminuição do risco de queda em idosos. Acesse aqui o texto completo. 

O NTC-MTCI/PICS é um projeto de colaboração entre o Ministério da Saúde (MS), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme/Opas) e o Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN), para a produção de matérias com base em evidências científicas.

 

Por meio do Decreto Nº 5.813, de 22 de junho de 2006, o MS aprova Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos,  estabelecendo diretrizes e linhas prioritárias para a garantia do acesso seguro e uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos no território nacional,  desenvolvimento de tecnologias e inovações, fortalecimento das cadeias e dos arranjos produtivos, uso sustentável da biodiversidade brasileira e ao desenvolvimento do Complexo Produtivo da Saúde.