A pandemia causada pelo novo coronavírus colocou novamente em evidência o comportamento dos vírus na sociedade. No entanto, para pesquisadores e especialistas em saúde pública, esses pequenos organismos sempre estiveram em foco. Para debater esse e outros assuntos que integram a ampla área da virologia, será realizada a sexta edição do Simpósio Avançado de Virologia Hermann Schatzmayr. O encontro virtual acontece no dia 11 de maio, a partir das 9h. Clique para saber mais sobre o evento.
Foi lançada nesta sexta-feira (16) a 4ª edição do Guia Orientador para o enfrentamento da pandemia na Rede de Atenção à Saúde. Nesta edição, foram acrescentados itens referentes a variante do vírus SARS-CoO-2, reinfecção, vacinas, fluxogramas para atenção hospitalar perinatal, dentre outros assuntos. Clique para saber mais sobre o evento.
A pesquisa está sendo desenvolvida por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), através de financiamento do Programa de Políticas Públicas, Modelos de Atenção e Gestão de Sistema e Serviços de Saúde - Fiocruz/VPPCB/PMA, e coordenada pelas professoras e pesquisadoras Mariana Nogueira e Camila Borges, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). A periodicidade do boletim será bimensal.
Participara da pesquisa 1.978 ACS de seis cidades do país: São Paulo (SP), Guarulhos (SP), Rio de Janeiro (RJ), São Gonçalo (RJ), Fortaleza (CE) e Maracanaú (CE). Nesta primeira edição, são divulgados resultados referentes às condições de saúde, acesso a equipamento de proteção individual (EPI) e formação profissional vividas por ACS durante o período de abril e maio de 2020. Acesse o 1º boletim da pesquisa Monitoramento da Saúde dos ACS em tempos de Covid-19.
Fonte: EPSJV/Fiocruz
Realizada pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz) e pelo Centro de Estudos Estratégicos (CEE/Fiocruz), a pesquisa “Condições de Trabalho dos Profissionais de Saúde no Contexto da Covid-19 no Brasil” pretende analisar e compreender as condições de trabalho e vida dos profissionais que estão atuando, diretamente, na assistência durante a pandemia. Participe. Acesse o link: www.bit.ly/PesquisaFiocruz
O número mais recente do Boletim Evidências está disponível no site do ObservaPICS, um espaço criado para partilhar experiências e estudos acerca das práticas integrativas e complementares de saúde (PICS) com pesquisadores, trabalhadores, gestores e usuários do SUS. A quarta edição do boletim traz conteúdo especial sobre as contribuições das PICS no contexto da pandemia de Covid-19 e marca um ano de presença do observatório na internet, o que coincide com o aniversário de 120 anos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde a entidade está abrigada. Na seção Reflexão, a pesquisadora Nísia Trindade, presidente da Fiocruz, escreve sobre a importância do SUS neste momento de pandemia. O quarto Boletim Evidências traz também uma entrevista com o médico Paulo Basta, pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), que avalia o impacto da pandemia em territórios indígenas. A publicação revela resultados da Rede Cuidar Enfermagem, uma experiência colaborativa, da qual o Observatório participa com diferentes instituições para acolher profissionais de saúde que estão na linha de frente do cuidado às vítimas da Covid-19. Mostra que as enfermeiras, técnicas e auxiliares, pela presença numerosa nos serviços e contato mais frequente com os doentes, enfrentam uma repercussão ampliada em suas vidas.
A Prefeitura de Recife publica seu primeiro boletim com um relatório das ações e os resultados alcançados pela equipe de práticas integrativas e complementares de saúde neste período de pandemia da Covid-19. As atividades, realizadas entre os meses de abril e maio, fechando o primeiro ciclo de trabalho neste período de pandemia, fazem parte da Política Municipal de Práticas Integrativas e Complementares (PMPIC) da cidade de Recife (PE). Nesse contexto, destacam-se as aulas virtuais de Consciência do Movimento, Constelação Familiar, Dança do Ventre, Dança e Expressão Corporal, Hatha-Yoga, Lian Gong, Meditação, Movimento Ativo, Pilates, Qi Gong, Reflexologia Podal e YogaTerapia, disponíveis no blog do programa Recife Integrativo. As atividades são organizadas em categorias leves, moderadas, intensas e psicoemocionais, em atenção à necessidade e à capacidade de cada pessoa que acessa o canal. De acordo com a equipe, as PICS e seu potencial terapêutico têm contribuído com os cuidados essenciais da saúde e do bem-estar da população. O boletim completo com as ações realizadas pela equipe do Recife Integrativo está disponível abaixo para download. Acesse também o blog Recife Integrativo e assista as aulas.
Página 1 de 7