RODA DE PRÁTICAS E SOLUÇÕES EM SAÚDE IDEIASUS: Participação Social é Democracia
16ª Conferência Nacional de Saúde - 2019

Dia: 05 de agosto de 2019
Horário: 14h:40’ às 16h:40’
Local: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade - Tenda Paulo Freire

A 9ª Roda de Práticas e Soluções em Saúde IdeiaSUS FIOCRUZ, será um oportuno momento de reflexão sobre iniciativas do Sistema Único de Saúde (SUS) implantadas e implementadas nas diversas regiões do país sobre as temáticas de Participação, Controle Social e Conselhos de Saúde. As rodas de práticas tem sido um espaço com grande potencial para a troca de experiências e disseminação das soluções apresentadas por gestores e trabalhadores de saúde, na sua consolidação como tecnologias sociais desenvolvidas no âmbito do SUS para o enfrentamento de seus principais problemas.

Estarão sendo apresentadas práticas municipais das cinco regiões brasileiras, todas publicadas e disponibilizadas no BANCO DE PRÁTICAS E SOLUÇÕES EM SAÚDE E AMBIENTE – IdeiaSUS.

1. Norte/Pará/Benevides – A IMPLANTAÇÃO DA OUVIDORIA MUNICIPAL DE SAÚDE COMO ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DA SAÚDE NO MUNICÍPIO.
Expositora: Simone Beverly Nascimento da Costa.
2. Nordeste/Ceará/Aracati – PROJETO CONSELHO DE SAÚDE ITINERANTE: UM DESAFIO PARA O CONSELHO DE SAÚDE.
Expositora: Magda Maria Cardoso Nogueira da Silva.
3. Centro-Oeste/Mato Grosso/Primavera do Leste – FÓRUNS PRÉ-CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE: UMA AÇÃO QUE DEU CERTO.
Expositora: Rode Martinho.
4. Sudeste/Rio de Janeiro/Petrópolis – PARTICIPAÇÃO POPULAR NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA.
Expositora: Norma de S. Thiago Pontes.
5. Sul/Rio Grande do Sul/Canoas – A CONSTRUÇÃO COLETIVA NA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE: MODELO DE PLANEJAMENTO.
Expositor: Eloir Antonio Vial

A abertura será realizada pelo Dr. Valcler Rangel Fernandes – Chefe Gabinete da Presidência da Fiocruz e Coordenador do IdeiaSUS, após haverá as apresentações dos municípios e finalizando um debate com contribuições de duas importantes comentaristas da Saúde Pública: Lucia Souto – FIOCRUZ e Presidente do CEBES, e Maria do Socorro de Souza – FIOCRUZ.

O IdeiaSUS, resultado de cooperação da Fiocruz com o CONASS e o CONASEMS, é coordenado pela Presidência da FIOCRUZ, tendo como finalidade identificar, reunir, mapear e disponibilizar um banco de “práticas e soluções” em Saúde & Ambiente, e parte do princípio que a troca de experiências, “exitosas ou em desenvolvimento”, são essenciais ao processo de consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS).