Portal do Governo Brasileiro
1394643748 social twitter box blue1394643766 social facebook box blue1397611649 Flurry YouTube Alt2
LogoFiocruz-curvas Logo Conass Curvas COREL12 logo  conasems-COREL12

A palavra ideia, tem origem etimológica no Grego idea, “protótipo ideal”, ou também do Grego eidos, “imagem”, assumindo as expressões de “forma, aparência, aspecto”, ou partindo de idein, o “ver”; derivando do Indo-Europeu weid, significa a “imagem mental, para se revelar como o “resultado do pensamento”.

Como parte da presente justificativa, o IdeiaSUS representa uma cartografia social das “imagens mentais e resultados, positivos ou negativos, de propostas e estratégias, desenvolvidas por sujeitos individuais e/ou coletivos, que podem representar soluções de base local para enfrentamento de problemas relacionados às áreas de saúde, ambiente e desenvolvimento sustentável, mais particularmente no âmbito do Sistema Único de Saúde/SUS.

Tendo como imagem-objetivo, a oferta de projetos diferenciados reunidos neste banco de “práticas, individuais ou coletivas, seja por meio de estratégias comunitárias e/ou tecnologias sociais”, capital social acumulado em tornos dos princípios do SUS. Estas práticas tornam-se essenciais à visão estratégica da formação continuada de recursos humanos no/do SUS adote o paradigma de ecologia de saberes, em que senso comum e saber científico dialogam de maneira permanente, reunindo condições para o enfrentamento dos desafios do Sistema Único de Saúde, e, consequentemente seu fortalecimento.

As premissas que nos movem, a partir do estabelecimento de parcerias com entidades da Reforma Sanitária (como a ABRASCO e o CEBES), o Conselho Nacional de Saúde/CNS, o CONASS e CONASEMS, possibilitam condições para que a Fiocruz, como instituição estratégica de Estado na área da Saúde, conceba e gerencie os esforços teóricos e conceituais para o relançamento da Plataforma IdeiaSUS, reconfigurada pelos valores indissociáveis da Saúde & Democracia.

Muitas são as principais referências que nos serviram de inspiração para que o IdeiaSUS fosse concebido, mas sem o próprio Sistema Único de Saúde esta proposta não teria se materializado e reunisse hoje mais de mil (1000) experiências e práticas em diversas áreas do conhecimento, espalhadas em todas as regiões do país.

Entidades da área de saúde, de maneira isolada ou coletiva, já envidaram esforços para cartografar, selecionar, premiar, divulgar a diversidade do que é o SUS. Muitos propostas e eventos foram realizados com o propósito de destacar “o “SUS que dá certo” capitaneado pela Política Nacional de Humanização (PNH); “onde ele se encontra”, por meio de Congressos do CONASS e CONASEMS, identificaram-se práticas e locais por meio do “Aqui tem SUS”, categorizados, premiados e certificados.

A Fiocruz buscou identificar, reunir e disponibilizar um banco de “práticas e soluções” em Saúde & Ambiente, partindo do princípio que a troca de experiências, “exitosas ou não”, são essenciais ao processo de consolidação e fortalecimento do Sistema Único de Saúde. Nascia assim o que foi denominado IdeiaSUS, hoje revisitado com o propósito de que este acervo sirva como elemento dinamizador de uma “inteligência coletiva a serviço do SUS”, conquista e patrimônio imaterial do povo brasileiro.

Coerente com a missão institucional da Fiocruz, desenvolvemos no ano de 2013 IdeiaSUS, Banco de Práticas e Soluções em Saúde e Ambiente. IdeiaSUS é uma iniciativa da cooperação técnica entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), no âmbito da Rede de Apoio à Gestão Estratégica do SUS.

É nosso desejo que ele seja apropriado por profissionais, gestores e sociedade em geral, deixando marcas simbólicas de sua potência nos lugares onde existe e reafirmando os princípios e valores de um Sistema Universal que, em última análise, possibilita a integralidade da atenção à saúde do povo brasileiro.

Coordenado pela Presidência da Fiocruz, a Platafoma IdeiaSUS tem como finalidade a identificação, o mapeamento, o registro, a sistematização, divulgação e a disseminação práticas e soluções para o SUS, implantadas nos diversos territórios do país.

Boletim Eletrônico

Assine o nosso Boletim Eletrônico

Nome
Entrada Inválida

Email
Entrada Inválida

Confirmar email
Entrada Inválida