Portal do Governo Brasileiro
1394643748 social twitter box blue1394643766 social facebook box blue1397611649 Flurry YouTube Alt2
LogoFiocruz-curvas Logo Conass Curvas COREL12 logo  conasems-COREL12

I Encontro Sudeste de Práticas Integrativas e Complementares (I ESPICS)

A Comissão Organizadora do I Encontro Sudeste de Práticas Integrativas e Complementares (I ESPICS) tem a honra e o prazer a todos os profissionais da saúde e profissionais das Práticas Integrativas e Complementares a participarem do I ESPICS que acontecerá em Belo Horizonte, campus UFMG Pampulha,nos dias 3 a 5 de dezembro de 2018.

O I ESPICS tem como objetivo principal integrar as experiências em Pesquisa, Ensino/Formação e Gestão em PICS no Sudeste do Brasil. Para atingirmos esse objetivo, o I ESPICS terá o formato de minicursos, oficinas, mesas redondas e GTs, conforme os eixos temáticos. O Eixo de Gestão em PICS com certeza auxiliará nas questões referentes à implementação das PICS nos municípios.

Os minicursos e oficinas com temas atuais e interessantes como Farmácias Vivas, Fitoterapia para Feridas, Fitoterapia e Plantas Medicinais, Homeopatia para todos, Saúde da Mulher na abordagem da Medicina Antroposófica e da Ayurveda, A Depressão na Abordagem da Medicina Tradicional Chinesas, As PICS na Odontologia: Uma Abordagem Terapêutica Diferenciada, Ozonioterapia no SUS: Formação da Equipe de Saúde, Medicina Antroposófica, Arte Terapia, Florais, Metodologias de Pesquisa em Estudos Multicêntricos voltados para PICS , dentre outros, acontecerão no Pré Encontro, dia 3/12 das 08:30 às 12:30. Esses podem ser feitas com certificado tanto para quem participar de todo encontro como também para quem participar somente dos mesmos.

O Encontro conta com a participação da USP, UNICAMP, UNIFESP, UFRJ, UERJ, UFF, UFMG, UFES, UFOP, Secretarias Municipais das 4 capitais do sudeste e Secretarias Estaduais de Saúde dos 4 estados, dentre outros. As inscrições para o I ESPICS, mini cursos e apresentação de trabalhos já estão abertas.

O preço da inscrição é simbólico a fim de viabilizar a participação de alunos universitários e profissionais da saúde.

https://www.even3.com.br/espics

Atenciosamente,
Comissão Organizadora de I ESPICS



Os municípios e a assistência à saúde: a organização das Redes de Atenção em debate

CEE-FIOCRUZ

A organização das Redes de Atenção à Saúde (RAS) e o devido suporte aos gestores municipais estarão em foco no novo debate online da série Futuros do Brasil e da América Latina, do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz, Regulação – assistência à saúde e coordenação do cuidado. O debate, uma parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems/RJ) e o IdeiaSUS/Fiocruz, será realizado em 12/11/2018, às 14 horas. Qualquer pessoa pode se conectar, assistir e participar, pelo blog do CEE-Fiocruz (cee.fiocruz.br) e pela página do Centro no facebook (facebook.com/ceefiocruz).

O tema será apresentado pelo pesquisador da Unicamp Domenico Feliciello, assessor e consultor do Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social e colaborador da Fundação Fórum Campinas, tendo como debatedores Jorge Harada, professor da Unifesp e ex-diretor do Departamento de Articulação Interfederativa do Ministério da Saúde, e José Carlos de Moraes, da Secretaria municipal de Saúde de São José dos Campos (SP), ex-diretor do Departamento de Gestão Hospitalar no Rio de Janeiro do ministério. A coordenação é do ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

Questões como a necessidade de integração dos processos de planejamento, contratualização, regulação, monitoramento, avaliação e auditoria de serviços de saúde serão discutidas.

A definição de quais devem ser os serviços ofertados no município ou região de saúde e de como os municípios devem se organizar para atender os usuários do SUS são preocupações frequentes do gestor municipal. Dele é demandada a definição de regras e fluxos integrados de assistência aos usuários. Essas iniciativas dependem de instrumentos que deem suporte à elaboração da Programação de Atenção à Saúde. A proposta do debate é abordar os desafios e fragilidades do processo de assistência à saúde e coordenação do cuidado e à organização das RAS.

Em duas regiões de Saúde fluminenses, gestores e técnicos poderão acompanhar a transmissão em grupo.

- Região Metropolitana II

Na Região Metropolitana II, o debate será transmitido no auditório da Prefeitura de Niterói, no prédio da Secretaria Municipal de Saúde. O endereço é Rua Visconde de Sepetiba n° 987, 9° andar, Centro, Niterói.

- Região Noroeste

Na região Noroeste o encontro será na sala de reuniões da CIR Noroeste situada na Rua Coronel Romualdo Monteiro de Barros, 11 - Altos - Cidade Nova – Itaperuna.

Se você se interessa por este tema central para o SUS, ajude a organizar sua equipe para assistir à transmissão do debate em conjunto!

Futuros do Brasil e da América Latina
Regulação – assistência à saúde e coordenação do cuidado
Data: 12 de novembro de 2018
Horário: 14h às 17h
Transmissão em tempo real: www.cee.fiocruz.br ou www.facebook.com/ceefiocruz

IdeiaSUS: como promover melhorias no sistema de saúde?

O Sistema Único de Saúde (SUS) é a maior rede de atendimento primário do mundo, atendendo mais de 190 milhões de pessoas. Mas, como trazer melhorias para um sistema que atende um país de dimensões continentais? Esse foi o tema da oficina: “Rodas de Práticas e Soluções em Saúde e Ambiente” que ocorreu na terça-feira, 24 de julho, no Pré-Congresso do Abrascão 2018, na UERJ.

Foram apresentados doze trabalhos de diferentes municípios do estado do Rio de Janeiro que mostram diversas práticas que visam melhorias no SUS. Seja na organização, no acompanhamento constante do paciente em tratamento ou em formas mais humanizadas de atendimento, foi criado um espaço para que essas ideias sejam compartilhadas para melhorar o sistema público de saúde.

Para Valcler Rangel, coordenador do IdeiasSUS, essa é uma oportunidade para pessoas de várias regiões adquiriram conhecimento: “Essa roda de conversa tem uma importância grande porque é o momento de você, olho no olho, trocar informações. Nosso objetivo é reunir diferentes regiões, já que, juntas, são elas que compõem algo maior, que é o SUS”.

Além disso, ele aponta a importância do evento ser realizado no congresso da Abrasco. “Nós fizemos essa roda de conversa em outros ambientes, mas fazer isso no pré-Abrascão traz para essa pauta a prática local como uma tecnologia, uma inovação dentro de um espaço acadêmico”.

O IdeiaSUS é uma iniciativa da cooperação técnica entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). Nele, é possível cadastrar uma prática ou consultar as que estão no banco gratuitamente. Mais informações em http://www.ideiasus.fiocruz.br/portal/

* Lucas Soares é estudante da Uerj e está no projeto de cobertura colaborativa para o Abrascão 2018

Programação - Oficina 27 – Pré-Congresso – IdeiaSUS: Roda de Práticas e Soluções em Saúde e Ambiente – encontros, diálogos e convergências para o fortalecimento do SUS



Programação


DATA:
24 JUL 2018 (terça-feira)

HORÁRIO: 08:00 às 17:00 LOCAL: UERJ – Rua São Francisco Xavier 524 – Maracanã – Rio de Janeiro/RJ 7º andar – Sala 7120F (Faculdade de Direito)

08:30 – Credenciamento

09:00 - Mesa de Abertura

  • Dr. Valcler Rangel - Chefe Gabinete Presidência da Fiocruz
  • Dra. Maria da Conceição Souza Rocha – Presidente do COSEMS/RJ e Secretária Municipal de Saúde de Piraí
  • Dra. Lúcia Souto – Presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde - Cebes

09:30 - Apresentação IdeiaSUS

Dr. Valcler Rangel – Chefe de Gabinete da Presidência da Fiocruz e Coordenador do IdeiaSUS.

10:00-14:00 – 5ª RODA DE PRÁTICAS IdeiaSUS

10:00 -11:30 -> 1º Bloco de Apresentações

1) Humanizando as Portas de Entrada – município de Porto Real.
2) Implementação da Planilha de Seguimento de Lesões Orais como Ferramenta para a Coordenação do Cuidado pelas Equipes de Saúde Bucal na ESF – município de Piraí.
3) Terapia Comunitária: Espaço de Partilha e Enfrentamento de Pequenos Conflitos – município de Volta Redonda.
4) Introduzindo o Planejamento em Saúde no Cotidiano da Gestão – município de Maricá. 5) Educação Permanente em Saúde – município de São Gonçalo.
6) Percepção e Cuidados à Pacientes com Úlceras Venosas dentro da Estratégia Saúde da Família – município de Rio Bonito.

11:30-12:00 – Debate

12:00 - 13:30 -> 2ª Bloco de Apresentações

7) Políticas Sociais e seus Impactos na Saúde da População – 25 anos do Programa Médico de Família em Niterói – município de Niterói.
8) Projeto Só Risos – município de Casimiro de Abreu.
9) Plano Regional de Enfrentamento do Câncer de Colo do Útero, no Segundo Nível de Atenção à Saúde - região Metropolitana 1 do Estado do Rio de Janeiro.
10) Projeto João de Barro (Moradia Assistida) – município de São João de Meriti.
11) A Experiência do 1º Curso de Capacitação para Conselheiros de Saúde e Membros das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador (CISTs) sobre a Temática da Saúde do Trabalhador do CEREST – município de Duque de Caxias.
12) Ações para a Segurança do Paciente na Rede de Saúde – município de Belford Roxo.

13:30-14:00 – Debate

14:00-14:30 – Intervalo

14:30 – 17:00 SISTEMATIZAÇÃO DAS PRÁTICAS

14:30-15:30 – Apresentação: Dialogando com Processos em Saúde.

15:30-16:00 - Atividade em Grupos: Exercitando a Sistematização de Práticas em Saúde

16:30-17:00 – Roda: Diálogos das Atividades dos Grupos

17:00 - ENCERRAMENTO

OFICINA 27 PRÉ-ABRASCO UERJ IDEIASUS: RODA DE PRÁTICAS E SOLUÇÕES EM SAÚDE E AMBIENTE – ENCONTROS, DIÁLOGOS E CONVERGÊNCIAS PARA O FORTALECIMENTO DO SUS


O SUS que dá certo

Fruto da cooperação técnica entre a Fiocruz, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), o IdeiaSUS reúne práticas realizadas Brasil a fora, em busca de soluções para problemas de saúde pública e ambiente. Em seu site, o IdeiaSUS disponibiliza um Banco de Práticas que já conta com mais de 1,3 mil dessas práticas. Algumas delas serão apresentadas na Oficina 27, IdeiaSUS: Roda de Práticas e Soluções em Saúde e Ambiente – encontros, diálogos e convergências para o fortalecimento do SUS, do Pré-Congresso da Abrasco, na UERJ, no dia 24/7, Faculdade de Direito -UERJ - 7º andar - sala 7120F.

A oficina será a quinta edição de uma série de Rodas de Práticas e Soluções iniciada no final do ano passado, em parceria com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems - RJ), sempre dedicadas a iniciativas de municípios fluminenses. A 1ª Roda de Práticas aconteceu na Tenda da Ciência na Fiocruz (27/11), onde foram apresentadas experiências do Rio de Janeiro premiadas nos Congressos do Conasems de 2015 e 2017, além de duas práticas com participação de unidades da Fiocruz.

Outras duas Rodas de Práticas foram realizadas em junho desse ano. Em Piraí (14/06) foram apresentadas experiências das Regiões do Médio Paraíba e Baía da Ilha Grande. As experiências das Regiões Metropolitana II e Baixada Litorânea foram discutidas na Roda de Práticas em Niterói (20/06). Na Oficina do Pré Congresso da Abrasco serão contempladas a Região Metropolitana I, além de experiências regionais e de abrangência estadual. A atividade será aberta ao público, mas é necessário fazer inscrição pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Criado em 2013, durante o 19º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, o IdeiaSUS é uma plataforma colaborativa que identifica, registra, mapeia, sistematiza, divulga e reaplica práticas e soluções inovadoras para o SUS nos diversos territórios do país, tendo como finalidade ético-política, o fortalecimento do Sistema Único de Saúde – SUS.

No site do IdeiaSUS, essas iniciativas estão organizadas em 16 categorias, como Atenção Básica, que concentra o maior número de relatos, seguida por Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e Promoção da Saúde e Participação da Comunidade e Controle Social.

Participe da Oficina !

Veja também essa matéria no site da Agência Fiocruz de Notícias.

4ª Roda de Práticas IdeiaSUS aconteceu no dia 20 de junho, na sala Paulo Freire da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Niterói

A 4ª Roda de Práticas IdeiaSUS aconteceu no dia 20 de junho, na sala Paulo Freire da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Niterói, no período das 8h30 às 14h. A roda teve a participação de 53 pessoas, representando 7 municípios das regiões Metropolitana II e Baixada Litorânea, além da equipe do IdeiaSUS responsável pela organização do encontro.



A coordenação da 4ª Roda de Práticas IdeiaSUS contou com a atuante participação do Dr. Valcler Rangel Fernandes - Chefe de Gabinete da Presidência da Fiocruz, de Maria da Conceição Souza Rocha - Presidente do Cosems RJ e Secretária Municipal de Saúde de Piraí, e de Maria Célia Vasconcellos - Secretária Municipal de Saúde de Niterói e Vice-Presidente Regional do Cosems RJ para a região Metropolitana II.

As Rodas de Práticas IdeiaSUS no Estado do Rio de Rio de Janeiro, são fruto da cooperação técnica existente entre a Fiocruz e o Cosems-RJ, fomentando a troca de saberes e fortalecendo o SUS. As práticas apresentadas nas rodas estão todas disponíveis no Banco de Práticas e Soluções em Saúde e Ambiente – IdeiaSUS.

A Roda de Práticas é um dispositivo disparador de sistematização de experiências nos territórios que contribui para agregar e integrar as redes colaborativas de produção social da saúde. É um espaço de reflexão sobre iniciativas do SUS implantadas e desenvolvidas por Secretarias Municipais de Saúde no estado do Rio de Janeiro.

Foram apresentadas as seguintes práticas:

  • Farmácia Emergencial – Município de Casimiro de Abreu
  • Conhecendo o Alzheimer (Uma Experiência de Sucesso) Simpósio – Município de Casimiro de Abreu
  • Diagnóstico Situacional da Rede - Município de Rio das Ostras
  • Reorganização do Polo de Oncologia - Município de Cabo Frio
  • Combate ao Abandono dos Idosos nas Ações do PSEC – Município de Silva Jardim
  • O Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTIM) como Disparador de Políticas Intersetoriais no Programa Saúde na Escola – Município de Maricá
  • Descentralização da Testagem Rápida para Sífilis Congênita Adquirida e na Gestação Ofertando Tratamento – Município de São Gonçalo
  • Gestantes Usuárias de Drogas e em Situação de Rua: a Complexidade da Atenção Materno Infantil e os Desafios do Consultório na Rua - Município de Niterói.


Veja as fotos do evento:





A Fiocruz e o Cosems RJ realizam, no dia 14 de junho, em Piraí, a 3ª Roda de Práticas IdeiaSUS.

O encontro contará com a apresentação das experiências municipais das regiões de saúde Médio Paraíba e Baía da Ilha Grande. A iniciativa é fruto da cooperação técnica entre as duas instituições e da aproximação da área de pesquisa e inovação tecnológica com as práticas de saúde vivenciadas no cotidiano da gestão municipal. O evento contará com a presença de Maria da Conceição Souza Rocha, presidente do Cosems RJ, e do Chefe de Gabinete da Presidência da Fiocruz, Valcler Rangel Fernandes.

A Roda de Práticas é um dispositivo disparador de sistematização de experiências nos territórios que contribui para agregar e integrar as redes colaborativas de produção social da saúde. É um espaço de reflexão sobre iniciativas do Sistema Único de Saúde (SUS) implantadas e desenvolvidas por Secretarias Municipais de Saúde no estado do Rio de Janeiro.

Programação

A 3ª Roda de Práticas IdeiaSUS acontecerá no Espaço Oásis do Caminho, das 8h30 às 14h. O endereço é Rua Moacyr Barbosa, 115, Centro, Piraí – RJ. Confira a programação:


8h30
– Credenciamento

9h – Mesa de Abertura:

  • Dr. Valcler Rangel Fernandes – Chefe de Gabinete da Presidente da Fiocruz
  • Dra. Maria da Conceição Souza Rocha – Presidente do Cosems RJ e Secretária Municipal de Saúde de Piraí

9h30 – 10h45 – Apresentações:

  • Articulação intersetorial e interinstitucional para a capacitação de agentes de saúde e defesa civil em desastres – município de Angra dos Reis
  • A Construção da Informação como ferramenta de articulação e integração da Rede de Atenção à Saúde – município de Angra dos Reis
  • Protocolo de ações preventivas para a proteção dos trabalhadores expostos à radiação ionizante – município de Angra dos Reis
  • Organização da Rede Intersetorial para proteção e enfrentamento da violência – município de Mangaratiba

10h45 – 11h15 – Debate

11h15 – 11h45 – Intervalo/Brunch

11h45 – 13h00 – Apresentações:

  • Projeto Qualidade de Vida – município de Piraí
  • Vigilância da Febre Amarela nas comunidades de difícil acesso no município de Rio Claro
  • Ações de Controle dos vetores transmissores das principais arboviroses no município de Rio Claro
  • Fechamento da CLIVAPA – desinstitucionalização dos pacientes – município de Quatis;
  • Gerenciamento e logística da cadeia de suprimentos médicos para unidades de saúde – Fiocruz/Nutec – Professora Maria Enfante

13h00 – 13h30 – Debate e encerramento

Conheça experiências de todo o país


Todas as práticas estão disponíveis no Banco de Práticas IdeiaSUS, permitindo amplo e fácil acesso para as pessoas interessadas em conhecer, divulgar e replicar ações, experiências, projetos e programas implantados no SUS.

Favor confirmar a participação para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone 21 3882-9032.

Aproveitamos para informar que em 20 de junho de 2018 acontecerá a 4ª Roda de Práticas IdeiaSUS, em Niterói com as apresentações de experiências das regiões Metropolitana II e Baixada Litorânea.

Prorrogada até 18 Maio 2018 as inscrições para as RODAS DE PRÁTICAS REGIONAIS IdeiaSUS / COSEMS-RJ


Foram prorrogadas até o dia 18 de maio de 2018, as inscrições para participação nas Rodas de Práticas e Soluções em Saúde IdeiaSUS/FIOCRUZ e COSEMS RJ. Para realizar a inscrição de sua prática, consulte a nota orientativa disponível abaixo:

- Nota Orientativa para Inscrição nas Rodadas Regionais de Práticas do IdeiaSUS - 2018

- Apresentação Rodadas Regionais de Práticas do IdeiaSUS - 2018

Participe da 2ª Roda de Práticas do IdeiaSUS no Aniversário da Fiocruz !

A 2ª Roda de Práticas IdeiaSUS é uma promoção da cooperação técnico-científica entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (COSEMS RJ).

A 2ª Roda de Práticas será um oportuno espaço de reflexão sobre iniciativas do Sistema Único de Saúde (SUS) implantadas e desenvolvidas por Secretarias Municipais de Saúde no Rio de Janeiro, e inseridas no Banco de Práticas – IdeiaSUS. E Funcionará como dispositivo disparador de sistematização de experiências nos territórios, contribuindo para agregar e integrar das redes virtuais colaborativas, como as comunidades de práticas, bem como a integração horizontal entre os territórios onde acontece a produção social da Saúde.

O IdeiaSUS é coordenado pela Presidência da FIOCRUZ, sendo uma plataforma colaborativa, visando contribuir para a identificação, o registro, o mapeamento, a sistematização, a divulgação e a reaplicação de práticas e soluções inovadoras para o SUS nos diversos territórios do país, por meio do desenvolvimento e da integração de redes colaborativas virtuais e locais para gestão em redes do conhecimento em saúde e ambiente, tendo como finalidade ético-política, o fortalecimento do Sistema Único de Saúde – SUS.

A cooperação entre a FIOCRUZ e o COSEMS-RJ proporciona a aproximação da academia com as práticas de saúde vivenciadas no cotidiano das gestões municipais no Estado do Rio de Janeiro.

A 2ª Roda de Práticas IdeiaSUS acontecerá no dia: 29 MAIO 2018 (terça-feira) - Horário: 13h às 18h - Local: CAVALARIÇA – FIOCRUZ.

Serão apresentadas as seguintes práticas:

  • SMS IGUABA GRANDE - Acesso ao Diagnóstico de IST: Descentralização de testes rápidos;
  • SMS MANGARATIBA - Cuidando um pouco mais: Prevenção do ZikaV em gestantes;
  • SMS PIRAÍ - Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) e Unidades de Saúde da Família realizando projeto terapêutico singular como estratégia de organização e integralidade do cuidado;
  • SMS SÃO JOÃO DA BARRA - Projeto ”Caminhando com a Saúde”: Promoção da atividade física na 3ª idade para melhorar a qualidade de vida física e mental.
  • SMS SILVA JARDIM - Uma experiência de investigação domiciliar de óbito associado cronologicamente à aplicação Vacina Antiamarílica;
  • SMS TRÊS RIOS - A regulamentação do conceito “VAGA ZERO” na região Centro Sul Fluminense como um mecanismo do direito à vida e a saúde nos casos de Emergência e Urgência;
  • IFF/FIOCRUZ e INSTITUTO DOWN - CAIXA E BACIA: Objetos multisensoriais para estimulação infantil;
  • HOSPITAL FEDERAL CARDOSO FONTES – Implantação do protocolo de prevenção de quedas: Relato de experiência no HFCF.

Para acessar ao IdeiaSUS entre no site www.ideiasus.fiocruz.br e cadastre-se para visualizar todas as práticas lá inseridas, ou inserir uma nova prática.

A Equipe do IdeiaSUS está a sua disposição através dos contatos do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou dos telefones (21) 3882-9003 ou 3882-9032.

 

 

Boletim Eletrônico

Assine o nosso Boletim Eletrônico

Nome
Entrada Inválida

Email
Entrada Inválida

Confirmar email
Entrada Inválida