Portal do Governo Brasileiro
1394643748 social twitter box blue1394643766 social facebook box blue1397611649 Flurry YouTube Alt2
LogoFiocruz-curvas Logo Conass Curvas COREL12 logo  conasems-COREL12

A Fiocruz e o Cosems RJ realizam, no dia 14 de junho, em Piraí, a 3ª Roda de Práticas IdeiaSUS.

O encontro contará com a apresentação das experiências municipais das regiões de saúde Médio Paraíba e Baía da Ilha Grande. A iniciativa é fruto da cooperação técnica entre as duas instituições e da aproximação da área de pesquisa e inovação tecnológica com as práticas de saúde vivenciadas no cotidiano da gestão municipal. O evento contará com a presença de Maria da Conceição Souza Rocha, presidente do Cosems RJ, e do Chefe de Gabinete da Presidência da Fiocruz, Valcler Rangel Fernandes.

A Roda de Práticas é um dispositivo disparador de sistematização de experiências nos territórios que contribui para agregar e integrar as redes colaborativas de produção social da saúde. É um espaço de reflexão sobre iniciativas do Sistema Único de Saúde (SUS) implantadas e desenvolvidas por Secretarias Municipais de Saúde no estado do Rio de Janeiro.

Programação

A 3ª Roda de Práticas IdeiaSUS acontecerá no Espaço Oásis do Caminho, das 8h30 às 14h. O endereço é Rua Moacyr Barbosa, 115, Centro, Piraí – RJ. Confira a programação:


8h30
– Credenciamento

9h – Mesa de Abertura:

  • Dr. Valcler Rangel Fernandes – Chefe de Gabinete da Presidente da Fiocruz
  • Dra. Maria da Conceição Souza Rocha – Presidente do Cosems RJ e Secretária Municipal de Saúde de Piraí

9h30 – 10h45 – Apresentações:

  • Articulação intersetorial e interinstitucional para a capacitação de agentes de saúde e defesa civil em desastres – município de Angra dos Reis
  • A Construção da Informação como ferramenta de articulação e integração da Rede de Atenção à Saúde – município de Angra dos Reis
  • Protocolo de ações preventivas para a proteção dos trabalhadores expostos à radiação ionizante – município de Angra dos Reis
  • Organização da Rede Intersetorial para proteção e enfrentamento da violência – município de Mangaratiba

10h45 – 11h15 – Debate

11h15 – 11h45 – Intervalo/Brunch

11h45 – 13h00 – Apresentações:

  • Projeto Qualidade de Vida – município de Piraí
  • Vigilância da Febre Amarela nas comunidades de difícil acesso no município de Rio Claro
  • Ações de Controle dos vetores transmissores das principais arboviroses no município de Rio Claro
  • Fechamento da CLIVAPA – desinstitucionalização dos pacientes – município de Quatis;
  • Gerenciamento e logística da cadeia de suprimentos médicos para unidades de saúde – Fiocruz/Nutec – Professora Maria Enfante

13h00 – 13h30 – Debate e encerramento

Conheça experiências de todo o país


Todas as práticas estão disponíveis no Banco de Práticas IdeiaSUS, permitindo amplo e fácil acesso para as pessoas interessadas em conhecer, divulgar e replicar ações, experiências, projetos e programas implantados no SUS.

Favor confirmar a participação para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone 21 3882-9032.

Aproveitamos para informar que em 20 de junho de 2018 acontecerá a 4ª Roda de Práticas IdeiaSUS, em Niterói com as apresentações de experiências das regiões Metropolitana II e Baixada Litorânea.

Prorrogada até 18 Maio 2018 as inscrições para as RODAS DE PRÁTICAS REGIONAIS IdeiaSUS / COSEMS-RJ


Foram prorrogadas até o dia 18 de maio de 2018, as inscrições para participação nas Rodas de Práticas e Soluções em Saúde IdeiaSUS/FIOCRUZ e COSEMS RJ. Para realizar a inscrição de sua prática, consulte a nota orientativa disponível abaixo:

- Nota Orientativa para Inscrição nas Rodadas Regionais de Práticas do IdeiaSUS - 2018

- Apresentação Rodadas Regionais de Práticas do IdeiaSUS - 2018

Participe da 2ª Roda de Práticas do IdeiaSUS no Aniversário da Fiocruz !

A 2ª Roda de Práticas IdeiaSUS é uma promoção da cooperação técnico-científica entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (COSEMS RJ).

A 2ª Roda de Práticas será um oportuno espaço de reflexão sobre iniciativas do Sistema Único de Saúde (SUS) implantadas e desenvolvidas por Secretarias Municipais de Saúde no Rio de Janeiro, e inseridas no Banco de Práticas – IdeiaSUS. E Funcionará como dispositivo disparador de sistematização de experiências nos territórios, contribuindo para agregar e integrar das redes virtuais colaborativas, como as comunidades de práticas, bem como a integração horizontal entre os territórios onde acontece a produção social da Saúde.

O IdeiaSUS é coordenado pela Presidência da FIOCRUZ, sendo uma plataforma colaborativa, visando contribuir para a identificação, o registro, o mapeamento, a sistematização, a divulgação e a reaplicação de práticas e soluções inovadoras para o SUS nos diversos territórios do país, por meio do desenvolvimento e da integração de redes colaborativas virtuais e locais para gestão em redes do conhecimento em saúde e ambiente, tendo como finalidade ético-política, o fortalecimento do Sistema Único de Saúde – SUS.

A cooperação entre a FIOCRUZ e o COSEMS-RJ proporciona a aproximação da academia com as práticas de saúde vivenciadas no cotidiano das gestões municipais no Estado do Rio de Janeiro.

A 2ª Roda de Práticas IdeiaSUS acontecerá no dia: 29 MAIO 2018 (terça-feira) - Horário: 13h às 18h - Local: CAVALARIÇA – FIOCRUZ.

Serão apresentadas as seguintes práticas:

  • SMS IGUABA GRANDE - Acesso ao Diagnóstico de IST: Descentralização de testes rápidos;
  • SMS MANGARATIBA - Cuidando um pouco mais: Prevenção do ZikaV em gestantes;
  • SMS PIRAÍ - Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) e Unidades de Saúde da Família realizando projeto terapêutico singular como estratégia de organização e integralidade do cuidado;
  • SMS SÃO JOÃO DA BARRA - Projeto ”Caminhando com a Saúde”: Promoção da atividade física na 3ª idade para melhorar a qualidade de vida física e mental.
  • SMS SILVA JARDIM - Uma experiência de investigação domiciliar de óbito associado cronologicamente à aplicação Vacina Antiamarílica;
  • SMS TRÊS RIOS - A regulamentação do conceito “VAGA ZERO” na região Centro Sul Fluminense como um mecanismo do direito à vida e a saúde nos casos de Emergência e Urgência;
  • IFF/FIOCRUZ e INSTITUTO DOWN - CAIXA E BACIA: Objetos multisensoriais para estimulação infantil;
  • HOSPITAL FEDERAL CARDOSO FONTES – Implantação do protocolo de prevenção de quedas: Relato de experiência no HFCF.

Para acessar ao IdeiaSUS entre no site www.ideiasus.fiocruz.br e cadastre-se para visualizar todas as práticas lá inseridas, ou inserir uma nova prática.

A Equipe do IdeiaSUS está a sua disposição através dos contatos do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou dos telefones (21) 3882-9003 ou 3882-9032.

 

 

Conass, Conasems e Fiocruz promovem roda de práticas IdeiaSUS

Publicado em 30/11/2017 na Agência Fiocruz de Notícias (https://agencia.fiocruz.br)

Reunidos em uma grande roda na Tenda da Ciência, cerca de 20 secretários de saúde municipais do Rio de Janeiro, além de outros profissionais das secretarias e do prefeito de Porto Real, Ailton Basilio, tiveram a oportunidade de conhecer melhor seis iniciativas que foram premiadas nas últimas edições do Conasems.

"Trazer para a Fiocruz, que é a casa da ciência, da tecnologia e da saúde, a possibilidade de unir quem produz ciência e quem faz o SUS acontecer é uma oportunidade ímpar”, sinalizou Valcler Rangel, chefe de Gabinete da Presidência da Fiocruz.

 

Mario Moreira abriu o encontro ressaltando a importância da aproximação entre a Fiocruz e as secretarias de saúde (foto: Virginia Damas, Ensp/Fiocruz)

 

Roda de práticas possibilitou o compartilhamento de experiências entre gestores e profissionais de saúde (foto: Virginia Damas, Ensp/Fiocruz)
 

Acesse a matéria completa na Agência Fiocruz

Fiocruz/RJ e Cosems/RJ promovem a 1ª Roda de Práticas e Soluções de Saúde do IdeiaSUS.

 

A FIOCRUZ/RJ e Cosems /RJ convidam para a 1ª Roda de Práticas e Soluções de Saúde do IdeiaSUS, aonde serão apresentados os trabalhos do Estado do Rio de Janeiro premiados nos Congressos do Conasems de 2015 e 2017, serão também apresentadas duas práticas com participação de unidades da Fiocruz, na cidade do Rio de Janeiro.

O evento acontecerá no próximo dia 27 de novembro, a partir das 09:00h, na Tenda da Ciência na Fiocruz-RJ.

Trata-se de uma iniciativa da cooperação técnica existente entre as citadas instituições, promovendo uma maior aproximação da área da pesquisa e da inovação tecnológica com as práticas de saúde vivenciadas no cotidiano da gestão municipal, produzindo ações de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

As 09h:30 será a abertura da 1ª Roda de Práticas e Soluções de Saúde do IdeiaSUS, que contará com a presença da Dra. Nísia Trindade – Presidente da Fiocruz; do Dr. Valcler Rangel – Chefe de Gabinete Presidência da Fiocruz; da Dra. Maria da Conceição Souza Rocha – Presidente do COSEM/RJ e Secretária Municipal de Saúde de Piraí; da Dra. Marena Trindade – Representante do CONASEMS.

Todos os Secretários de Saúde dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro e seus técnicos foram convidados, assim como as direções e técnicos da Fiocruz, sendo ainda importante salientar que os Prefeitos dos Municípios das práticas premiadas foram também convidados para participarem deste evento.

Haverá uma Visita a BioManguinhos, após o encerramento da 1ª Roda de Práticas do IdeiaSUS.

O evento será transmitido ao vivo pelo link:

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/fiocruz

Vaja no link abaixo, como proceder para assistir o evento:

https://sites.google.com/view/tutomconf


Programação da 1ª Roda de Práticas IdeiaSUS - FIOCRUZ/COSEMS-RJ


DATA: 27 NOV 2017 - HORÁRIO: 9h às 15h LOCAL: TENDA DA CIÊNCIA – FIOCRUZ – Campus RJ


9:00 - Credenciamento

9:30 - Mesa de Abertura:

  • Dra. Nísia Trindade – Presidente da FIOCRUZ
  • Dr. Valcler Rangel - Chefe Gabinete Presidência da Fiocruz
  • Dra. Maria da Conceição Souza Rocha – Presidente do COSEMS/RJ e Secretária Municipal de Saúde de Piraí
  • Representante CONASEMS - Marema Trindade.

10:00 - Apresentação IdeiaSUS - Dr. Valcler Rangel - Chefe Gabinete Presidência da Fiocruz

10:20 - 11:20 - 1ª Roda de Práticas:

  • EPENSANDO RESENDE: UMA EXPERIÊNCIA COM RODAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE - SMS RESENDE
  • DESENVOLVIMENTO DE ARRANJO PRODUTIVO LOCAL EM PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS: DESAFIOS DA GESTÃO - SMS VOLTA REDONDA.
  • PLANEJAR É A FORMULA DO MOMENTO ÍMPAR QUE ESTAMOS VIVENDO – SMS PORTO REAL.
  • CAIXA E BACIA – OBJETO MULTISENSORIAIS PARA ESTIMULAÇÃO INFANTIL – IFF/FIOCRUZ E MOVIMENTO DOWN.

11:20 - 11:50 - Debate

11:50 - 12:20 - Intervalo - Coffee-break

12:30 - 13:30 - 2ª Roda de Práticas:

  • REGULAÇÃO DA REDE DE CUIDADOS A PESSOA COM DEFIÊNCIA PELO MUNICÍPIO DE NITERÓI – SMS NITERÓI.
  • A REGULAÇÃO DO ACESSO DOS USUÁRIOS DO SUS DE TRÊS RIOS COM CANCER DE MAMA COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO E DE EQUIDADE NA GARANTIA DA INTEGRALIDADE DO CUIDADO – SMS TRÊS RIOS.
  • ATENÇÃO BÁSICA RELATO DE EXPERIÊNCIA COM A REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE DE SILVA JARDIM – SMS SILVA JARDIM.
  • PROJETO TEIAS MANGUINHOS – ENSP/FIOCRUZ e SMS RIO DE JANEIRO

13:30 - 14:00 - Debate

14:00 - 14:30 - Proposta de continuidade das Rodas de Práticas nas regiões e Encerramento

15:00 - Visita a BioManguinhos.

Reunião Preparatória para a 1ª Roda de Práticas IdeiaSUS, no Rio de Janeiro, teve ótima participação de representantes municipais das iniciativas premiadas nos Congressos do CONASEMS 2017-2015, e da representante da ENPS/Fiocruz.



A reunião aconteceu no dia 14 de novembro passado, às 10:00 horas, na sala 1004 do Centro de Estudos Estratégicos no Prédio da Expansão da FIOCRUZ, na Av. Brasil, 4036.

Este encontro foi organizado pela equipe técnica do IdeiaSUS, da Fiocruz-RJ, sendo apresentado o momento atual do projeto IdeiaSUS e a sua interface com a cooperação institucional com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems-RJ).

As falas de representantes municipais e responsáveis pelas experiências premiadas foi o ponto alto deste encontro participativo, e todos se mostraram comprometidos e animados em apresentar as práticas na 1ª Roda de Práticas do IdeiaSUS. Na reunião houve também outro importante ponto pactuado que são a realização de Rodas de Práticas nas diversas regiões de Saúde no Rio de Janeiro.

As práticas a serem apresentadas no próximo dia 27 de novembro, a partir das 09:00h, na Tenda da Ciência na Fiocruz-RJ, são:

  • CAIXA E BACIA – OBJETO MULTISENSORIAIS PARA ESTIMULAÇÃO INFANTIL – IFF/FIOCRUZ E MOVIMENTO DOWN
  • SMS RESENDE - EPENSANDO RESENDE: RODAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE.
  • SMS VOLTA REDONDA - DESENVOLVIMENTO DE ARRANJO PRODUTIVO LOCAL EM PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS.
  • SMS PORTO REAL - PLANEJAR É A FORMULA DO MOMENTO ÍMPAR QUE ESTAMOS VIVENDO.
  • SMS SILVA JARDIM -RELATO DE EXPERIÊNCIA COM A REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE DE SILVA JARDIM
  • SMS NITERÓI - REGULAÇÃO DA REDE DE CUIDADOS À PESSOA COM DEFICIÊNCIA PELO MUNICÍPIO DE NITERÓI.
  • SMS TRÊS RIOS - A REGULAÇÃO DO ACESSO DOS USUÁRIOS DO SUS DE TRÊS RIOS COM CÂNCER DE MAMA, COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO E DE EQUIDADE NA GARANTIA DA INTEGRALIDADE DO CUIDADO.
  • PROJETO TEIAS MANGUINHOS – ENSP/FIOCRUZ e SMS RIO DE JANEIRO

33º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

33º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde
12 a 15 de julho de 2017
Brasília –DF


http://www.conasems.org.br/congresso/img/o-congresso.png

XXXIII Congresso Conasems - Diálogos no Cotidiano da Gestão Municipal do SUS

O XXXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde vai reunir no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, durante os dias 12 e 15 de julho, milhares de trabalhadores do cotidiano do SUS, dentre eles secretários municipais de saúde de todo o país, profissionais de saúde, dirigentes estaduais e do Ministério da Saúde.
O tema “Diálogos no Cotidiano da Gestão Municipal do SUS", tem referência no Manual do Gestor que lançamos em janeiro de 2017 e através do encontro de ideias, troca de conhecimentos e experiências, formulação e aprofundamento de propostas no Congresso fortaleceram as conexões entre a normativa dos diversos temas do SUS e sua aplicação no cotidiano atual da gestão municipal de saúde.
Na programação estão oficinas, seminários, cursos e mesas que discutirão temas importantes para a gestão municipal do SUS: atenção básica, financiamento da saúde e unificação dos blocos de repasses com o estabelecimento das modalidades de custeio e capital a partir de janeiro de 2018 e todo o processo de transição a ser realizado em 2017 com planejamento ascendente e o processo de regionalização e organização da rede de atenção à saúde e o papel da participação da comunidade nesse planejamento, governança executiva da RAS por meio de consórcios, necessidade de integração dos sistemas de informação em saúde, gestão de custos e dos fundos municipais de saúde, cotidiano da participação da comunidade com o fim dos blocos de financiamento, assistência farmacêutica, gestão do trabalho e da educação em saúde, programa Mais Médicos, Judicialização da Saúde e relação com setor privado não lucrativo.
Além desses temas realizaremos 3 oficinas com convidados para organização e institucionalização do observatório ibero-americano de políticas e sistemas de saúde, para dar continuidade ao projeto dos apoiadores regionais do CONASEMS - Projeto Proadi e para aprofundarmos as experiências do apoio institucional da rede CONASEMS COSEMS.
A Mostra “Brasil, aqui tem SUS” continua este ano com apresentação oral e debate de todas as experiências selecionadas pelo edital com a novidade de ter um dia inteiro dedicado a ela de forma exclusiva.
Sejam todos bem vindos ao XXXIII Congresso do CONASEMS !!!

Visite o stand do IdeiaSUS no XXXIII Congresso de Secretarias Municipais de Saúde

Você conhece o IdeiaSUS ? Já cadastrou a sua prática e solução em Saúde e Ambiente?
Estaremos cadastrando práticas e soluções em Saúde e Ambiente no XXXIII Congresso de Secretarias Municipais de Saúde (http://www.conasems.org.br/congresso/o-congresso.php) que acontecerá no período de 12 a 15 de julho, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, Brasília, Distrito Federal.
Visite o stand da Fiocruz! A equipe do IdeiaSUS estará disponível para ajudar a cadastrar sua prática e/ou solução !!!

Boletim Eletrônico

Assine o nosso Boletim Eletrônico

Nome
Entrada Inválida

Email
Entrada Inválida

Confirmar email
Entrada Inválida