Notícia publicada em 3/9/21

Na terça-feira (31/8), a Escola Corporativa da Fiocruz participou do evento de lançamento da Comunidade de Práticas, CoP Saúde e Ambiente, e do e-Fórum do programa IdeiaSUS. Os lançamentos fazem parte do IdeiaSUS, Curadoria em Saúde, um dos 28 projetos do Inova Gestão, edital de 2020.

“O Inova Gestão é um programa de fomento a ideias e ações inovadoras na gestão. Um dos seus eixos é, justamente, fortalecer as redes colaborativas. Sabemos o desafio que é colocar o projeto em prática, tirá-lo do papel. É muito bom estar aqui, ver o lançamento de um projeto apoiado pelo Edital Inova Gestão”, afirmou Carla Kaufmann, diretora da Escola Corporativa.

Durante o lançamento, Valcler Rangel Fernandes, coordenador do IdeiaSUS, relembrou que a nova Comunidade de Práticas e o e-Fórum reforçam o objetivo do IdeiaSUS que é identificar, mapear, registrar, sistematizar, divulgar e disseminar práticas e soluções para o SUS, implantadas nos diversos territórios do país.

“O IdeiaSUS tem banco de consulta, plataformas colaborativas que passam pelo estabelecimento de redes, de rodas onde colocamos as pessoas para conversar, de publicações e das comunidades de práticas. Conseguimos constituir a Comunidade de Práticas de Saúde Mental, a Comunidade das Práticas Integrativas e Complementares, a Comunidade de Práticas Acessíveis e Inclusivas e, agora, essa Comunidade mais ampla de Saúde e Ambiente”, afirmou Valcler.

O lançamento contou com a participação da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima. Durante a sua saudação, Nísia salientou a importância de valorizar e dar visibilidade às práticas dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde: “Nós falamos muito da valorização dos trabalhos no campo da saúde, das experiências inovadoras dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde, que têm sido tão afetados por esses tempos de crise profunda, lidando com a busca incessante de salvar vidas e de manter, também, a atenção de qualidade para outros agravos, sofrendo com questões relacionadas à saúde mental. Em geral, ao abordarmos esse tema, olhamos uma realidade que é muita dura e muito difícil. Ao mesmo tempo, é importante que possamos ter espaço para olhar para esse campo de inovações, de criação, de superação e de potência. Eu quero falar, com muita satisfação, da positividade deste evento.”

A presidente destacou, ainda, que a Fundação tem sido mencionada justamente pelo trabalho de construção coletiva: “Eu queria enfatizar que, entre as menções da Fiocruz, esse trabalho em torno das ações de construção coletiva, de compartilhamento de saberes, que tão fortemente o IdeiaSUS representa, tem sido muito valorizado. Vários fóruns internacionais vêm essas ações como uma potência do nosso trabalho.”

Ao apresentar a plataforma das Comunidades de Práticas do IdeiaSUS, Valcler comentou da singularidade dos 28 projetos do Inova Gestão. “A possibilidade de observarmos o desenvolvimento do SUS e tratarmos desse desenvolvimento a partir do cotidiano, e trazer esse cotidiano para o ambiente de inovação é a singularidade, eu diria, desses 28 projetos do Inova Gestão. Eu acho que devíamos fazer muitos estímulos, muitas induções para que houvesse cada vez mais espaços de demonstrações dessas práticas porque é lá dentro da unidade de saúde, dentro do hospital, lá no trabalho em uma ação comunitária que estão as grandes inovações”, pontuou. 

SAIBA MAIS SOBRE O IDEIASUS

Para conhecer o IdeiaSUS e suas comunidades práticas, acesse: http://www.ideiasus.fiocruz.br/portal/. Qualquer pessoa pode participar das comunidades, basta fazer o cadastro na plataforma.

INTEGRANTES DA MESA DE ABERTURA

O evento contou com a participação da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, do assessor de relações interinstitucionais da vice-presidência da Fiocruz e coordenador do Programa IdeiaSUS, Valcler Rangel Fernandes, do presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto, da assessora técnica do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Cristina Lins, da assessora técnica do Conselho Nacional de Secretarias Municipais, Márcia Pinheiro, do secretário de saúde de Niterói e presidente do Cosems RJ, Rodrigo Oliveira, da consultora do Cosems PB, Eudézia Damasceno, do coordenador nacional da Rede Unida, Túlio Franco, e da diretora da Escola Corporativa Fiocruz, Carla Kaufmann.

 

O IdeiaSUS promoveu, no dia 16 de junho, a oficina de sistematização de práticas, reunindo as equipes das práticas de saúde dos municípios de Quissamã, no Rio de Janeiro, de Santa Luzia, na Paraíba, de Mafra, em Santa Catarina, e de São Salvador de Tocantins, no estado de Tocantins, além das curadoras, integrantes dos IdeiaSUS e colaboradores institucionais do projeto. A atividade faz parte do Projeto ‘IdeiaSUS - Curadoria em Saúde, o desafio de apoiar, qualificar e multiplicar práticas e soluções em saúde’, no contexto do Edital Inova Gestão do Programa Inova da Fiocruz.

O programa IdeiaSUS, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), lançou nesta terça (31/08), a Comunidade de Práticas – CoP Saúde e Ambiente, um espaço de trocas, diálogos, compartilhamentos, escutas cidadãs, pesquisas, relatos e narrativas que fortalecem o SUS. O Conselho Nacional de Saúde (CNS) apoia a iniciativa, que tem o objetivo de reunir e socializar um banco de práticas e soluções para fortalecimento das ações do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.

Para Fernando Pigatto, que participou do lançamento, a iniciativa valoriza os trabalhadores da saúde, que poderão compartilhar suas boas práticas pelo país, graças à atuação da Fiocruz em defesa da vida. “Na Fiocruz, estamos fazendo parte de um projeto que defende a democracia, o SUS e a vida. É uma forma de combater quem prega o negacionismo e trabalha a favor do vírus [da Covid-19]. Seguiremos juntos à Fiocruz porque nos sentimos parte desse processo. Vencemos no passado momentos terríveis na nossa história e venceremos este momento também”, disse o presidente.

Clique aqui para acessar a notícia completa

 

O Programa IdeiaSUS/Fiocruz realizou, nesta quinta-feira (22/04), a 2ª webconferência do projeto ‘Curadoria em Saúde, o desafio de apoiar, qualificar e multiplicar práticas e soluções em saúde’. A iniciativa faz parte do Edital Inova Gestão do Programa Inova da Fiocruz e busca apoiar e qualificar diferentes práticas do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de metodologias e recursos tecnológicos que promovam a análise crítica e a reflexão sobre o trabalho desenvolvido em municípios brasileiros.

Como parte do Projeto “IdeiaSUS - Curadoria em Saúde, o desafio de apoiar, qualificar e multiplicar práticas e soluções em saúde”, do Edital Inova Gestão Fiocruz, foi realizado, em 21 de julho, um encontro virtual para a construção e consolidação da metodologia da curadoria em saúde, destinada ao apoio e acompanhamento das práticas de saúde do SUS, integrantes do projeto.

A web oficina foi organizada em duas etapas: a primeira reservada à apresentação de conteúdos e ao debate; e a segunda, ao trabalho em grupo, para aprofundar o processo de reflexão sobre a curadoria em saúde. Algumas perguntas orientaram o debate: Qual a sua contribuição para a construção das diretrizes da curadoria em saúde?; O que é curadoria em saúde?; e Como fazer?

O Programa IdeiaSUS/Fiocruz dá início ao projeto ‘Curadoria em Saúde, o desafio de apoiar, qualificar e multiplicar práticas e soluções em saúde’, como parte do Edital Inova Gestão do Programa Inova da Fiocruz, lançado durante evento virtual realizado em 18 de março deste ano, com a presença da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade. Por meio desta iniciativa, serão desenvolvidos metodologias e recursos tecnológicos que auxiliem a análise crítica e a reflexão sobre o trabalho desenvolvido em municípios brasileiros, em contribuição à missão da Fiocruz, de produzir ciência e saúde a serviço da população brasileira, e potencializem o protagonismo da gestão municipal do SUS. O objetivo é consolidar o processo de acompanhamento e sistematização das práticas de saúde em curso Brasil afora, ou seja, das ações de Curadoria em Saúde, iniciadas pelo IdeiaSUS em 2019.