O III CONGREPICS prorroga os prazos de envio de trabalhos científicos e de atividades pré-congresso.
 
Até o dia 08/07: data de envio de resumos de pesquisa e atividades pré-congresso.
Até o dia 15/07: data de envio de relatos de experiência
 
 
O III CONGREPICS acontece de 2 a 7 de setembro, sob o tema ’A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS: diálogos entre pesquisa, ensino e cuidado em saúde’, celebrando os 15 anos da PNPIC. 
 
O Congresso está dividido em quatro eixos:
1. Políticas de Saúde informadas por evidências e a sustentabilidade das PICS no SUS;
2. Intercâmbio entre saberes em Medicinas Tradicionais Complementares e Integrativas (MTCI), valorizando as contribuições do Brasil: os saberes tradicionais; as plantas medicinais brasileiras; e a Terapia Comunitária Integrativa.
3. Saúde Global, Saúde Planetária e OneHealth em tempos de pandemia.
4. Identidade das PICS e Modelos de Cuidado
 
Realização: 
@redepicsbrasil, @cabsin.br, @terapia.comunitaria_abratecom, @ideiasusfiocruz,  SES-SP, SMS-SP e Opas/OMS. 
 
💻 O evento ocorre de forma 100% online. 
 
Participe! Inscrições pelo site www.3congrepics.com.br
Dúvidas, escreva para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

A quinta edição do Congresso Internacional de Atenção Primária à Saúde (CIAPS) inicia no dia 5 de maio, quarta-feira, e segue até o dia 7 de maio, de forma on-line, sob o tema ‘Aproximando a ciência da prática para a saúde da mulher em tempos de Covid-19’. No dia 5, ocorrem as oficinas de atividades pré-congresso, das 9h às 16h. A abertura oficial está programada para o dia 6, às 8h30, seguida de mesas de debate, ao longo do dia, sobre mortalidade materna, estratégias baseadas em evidências para a redução da mortalidade materna e apresentação de trabalhos. No dia 7 de maio, sexta-feira, das 9h às 12h, a mesa de debate ‘Contribuições das Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS) para Saúde da Mulher’ contará com várias participações, entre elas Ricardo Ghelman e Caio Portella, do Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN), e Daniel Amado, gestor de Políticas de PICS.

O evento é uma realização do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (Nuepes) da Universidade Federal do Piauí e o Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Mulher, em colaboração com o CABSIN e a Bireme/Opas/OMS. Transmissão pelo canal no YouTube do Nuepes NãoMortalidadeMaterna . Acesse o site do V CIAPS para conferir a programação completa. 

 

 

 

 

A RedePICS Brasil preparou uma semana especial de lives em comemoração aos 15 anos da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS (PNPIC). Na segunda, dia 3 de maio, às 19h30, estarão presentes Carmen De Simoni, Daniel Amado e Rafael Dall´Alba, para falar sobre a trajetória da PNPIC nesses 15 anos. Na terça-feira, dia 4 de maio, às 19h30, a live traz o tema CongrePics mais. Confira a programação completa nos cards. As lives serão transmitidas pelo canal no Youtube da RedePICS Brasil.

 

 

 

Dia 29 de abril, quinta-feira, às 15h
No Canal da VídeoSaúde/Fiocruz no Youtube

https://youtu.be/KO56dtkBQUo

O Programa IdeiaSUS/Fiocruz, em parceria com o Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN), lança nesta quinta-feira, às 15h, a Comunidade das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).

Será também lançado o livro digital ‘Trajetórias das Práticas Integrativas e Complementares no SUS (Volume I)’, fruto desta parceria entre o IdeiaSUS e o CABSIN.

 

O primeiro volume da coleção Trajetórias das Práticas Integrativas e Complementares no SUS reúne 15 relatos de experiências, que retratam a aplicação de diferentes práticas integrativas e complementares em unidades básicas e hospitalares de saúde, os desafios enfrentados na criação de centros de referência em PICS, a relação entre serviço, universidade e comunidade e a construção de redes colaborativas de saúde integrativa. Refletimos o esforço de instituições e profissionais que estudam, defendem e desenvolvem as práticas integrativas e complementares em saúde Brasil afora. São relatos sobre a importância dos saberes comunitário e tradicional a respeito das plantas medicinais, como as políticas municipais em PICS fortalecem o cenário nacional, o esforço de grupos de terapeutas no enfrentamento de desastres ambientais, como foi em Brumadinho (MG), a aplicação de diferentes recursos terapêuticos integrativos em unidades hospitalares e o fortalecimento das PICS como resultado da parceria com universidades e grupos de pesquisa. 

 

A terceira edição do Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (III CONGREPICS) acontece de 4 a 7 de setembro de 2021, integrado ao XI Congresso Brasileiro (XI CBTCI) e VIII Congresso Internacional de Terapia Comunitária Integrativa (VIII CITCI), que ocorrem no dia 2 de setembro, e ao II Encontro Sudeste de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (II ESPICS), a ser realizado no dia 3 de setembro. Os eventos serão transmitidos de forma 100% online, para garantir a presença de todos em tempos de pandemia. O tema central do III CONGREPICS é “Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS: diálogos entre Pesquisa, Ensino e Cuidado em Saúde”, celebrando os 15 anos de trajetória da PNPIC, uma das maiores experiências de Medicina e Saúde Integrativa em Atenção Primária no mundo.Ao longo dos quatro dias de Congresso, serão apresentados trabalhos científicos, cujos resumos serão publicados pelo número especial da Scientific Journal of Integrative Health, revista associada ao CABSIN, e relatos de experiência em PICS, sob a curadoria do IdeaSUS, da Fiocruz. Nos meses de julho e agosto, acontecem as atividades pré-congresso, reunindo temáticas representativas na forma de simpósios, oficinas e debates sobre as PICS de todo território nacional.

A programação completa está disponível no site do III CONGREPICS. Acesse www.3congrepics.com.br