O grupo interdisciplinar de reeducação alimentar e obesidade da Clínica da Família Augusto Boal, no Rio de Janeiro, é muito mais que um espaço de controle da obesidade e de reeducação alimentar. É um lugar de acolhimento, reconhecimento e pertencimento do corpo e da alma, onde ampliam-se a autoestima e os cuidados com si mesma. Este lugar de acolhimento é retratado pelo curta-metragem ‘CorpoAlma’, novo vídeo da série ‘SUS e as Clínicas da Família’, produzido no âmbito da parceria entre a VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz e a Plataforma de Práticas de saúde IdeiaSUS/Fiocruz. O vídeo já está disponível na Plataforma de Filmes em Acesso Aberto da VideoSaúde (videosaude.icict.fiocruz.br) e no Repositório Audiovisual de Práticas do IdeiaSUS no canal da VideoSaúde no Youtube (https://youtu.be/RWHsbIp89-E)

'CorpoAlma' traz histórias de vida que se entrelaçam, como a de Aline. Ela tem sobrepeso desde a adolescência e, entre outros problemas de saúde, enfrentou a depressão. Hoje, porém, já consegue tirar fotos e contar sua história para as câmeras, e vai vencendo a ansiedade. Janaína, outra protagonista deste vídeo, ganhou peso e, com ele, açúcar, colesterol ruim e pressão alta. A alimentação equilibrada e as sessões no grupo estão revertendo o quadro. Fabíola, por sua vez, perdeu o emprego, veio a baixa estima, passou a comer desregradamente e, junto, dores no joelho e o cansaço constante. No grupo, vai superando as dificuldades. Todas recebem o acompanhamento integral da equipe da Clínica da Família Augusto Boal. “Conhecer e conversar com essas mulheres e os profissionais da Boal e frequentar as sessões de controle de obesidade e de reeducação alimentar mostraram o papel estruturante da atenção básica na vida dessas pessoas. São vínculos potente”, conta Wagner de Oliveira, que desenvolveu o curta junto com Paulo Castiglioni e Marcos Renkert, da VideoSaúde/Fiocruz. “Desde que a equipe do IdeiaSUS visitou a Boal, no início deste ano, percebemos o grande vínculo da unidade com o território e as pessoas do seu entorno”, completa.

Unidades básicas de saúde visitadas

Desenvolvido a partir de uma série de visitas da equipe do IdeiaSUS a unidades básicas de saúde da Área Programática (AP) 3.1, no Rio de Janeiro, entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2022, para mapeamento de suas atividades e apresentação da Plataforma IdeiaSUS, o curta ‘CorpoAlma’ integra um projeto que segue incorporando práticas de saúde da região na Plataforma IdeiaSUS. A AP 3.1 localiza-se no entorno do eixo da Estrada de Ferro da Leopoldina e congrega seis regiões administrativas: Ramos, Penha, Vigário Geral, Ilha do Governador, Complexo do Alemão e Complexo da Maré. O conjunto de bairros da região abriga, de acordo com o Censo de 2010 do IBGE, mais de um milhão de habitantes. Trata-se de uma população composta majoritariamente por jovens adultos – um terço do total está na faixa etária de 20 a 39 anos – e com 13% acima dos 60 anos. A AP 3.1 possui 186 equipes de Saúde da Família, 58 equipes de Saúde Bucal e sete Núcleos de Apoio à Saúde da Família. “Há muitas inovações e boas iniciativas concluídas e em andamento nas unidades básicas. Essas práticas precisam ser compartilhadas e capilarizadas. Indicam um SUS vivo e presente na vida das pessoas”, sublinha Oliveira.

Série 'SUS e as Clínicas da Família'

Da série SUS e as Clínicas das Famílias, fazem parte mais três vídeos. ‘Escutas’ retrata o cotidiano da Clínica da Família Augusto Boal. Numa comunidade especialmente atingida e fragilizada pela violência, pelas dificuldades da vida e por problemas de saúde, usuários e equipe da unidade básica de saúde abrem suas vidas e ofícios para falar de resiliência, crises de ansiedade, medos, aprendizados. Eles revelam diferentes desafios para o SUS, mas também apontam a importância da resistência, do acolhimento e de práticas inovadoras numa unidade básica de saúde. Assista em: https://www.youtube.com/watch?v=CYkYTdD5p9g&list=PLz0vw2G9i8v81v8KDs4KzAryj9ZsA4apy&index=4
O vídeo ‘TerritórioRua’ fala do cuidado com pessoas em situação de rua. Elas não têm CEP. Vivem onde as pessoas estão apenas de passagem, ruas, calçadas, jardins, bancos de praças, abaixo de marquises e viadutos, em escadas e vãos, ao relento que levam a portas fechadas. São, muitas vezes, invisíveis. Mas uma unidade básica de saúde mostra um caminho de mudança neste estado de coisas. Assista em:

https://www.youtube.com/watch?v=DJAk_92eSnk&list=PLz0vw2G9i8v81v8KDs4KzAryj9ZsA4apy&index=2

‘Construtora de Caminhos’ dá título ao terceiro vídeo desta série. O curta retrata o cotidiano do Núcleo de Atenção Interdisciplinar do Desenvolvimento Infantil (Naidi), que atende crianças com diferentes deficiências, atravessa a vida dos pacientes e seus familiares e revela a importância do SUS e de seus profissionais e ofícios para a vida de milhares de famílias que necessitam do mesmo tipo de cuidado e acolhimento. A câmera entra na rotina do Naidi, ouve quem participa e atende e mostra os elos entre uma unidade básica de saúde e as pessoas. Assista em:

https://www.youtube.com/watch?v=QaNOM54Jf-E&list=PLz0vw2G9i8v81v8KDs4KzAryj9ZsA4apy&index=1

Repositório Audiovisual de Práticas do IdeiaSUS

Estes e outros vídeos sobre práticas de saúde e ambiente fazem parte também do Repositório Audiovisual de Práticas do IdeiaSUS, no canal da VideoSaúde no YouTube, onde encontram-se os vídeos sobre o Ambulatório de Atenção à Saúde da População Travesti e Transexual João Walter Nery, em Niterói (RJ), as estratégias de integração e qualificação do cuidado em saúde da Rede de Saúde do município de Quissamã, no Rio de Janeiro, e as oficinas terapêuticas de cuidado em saúde mental, promovidas em Lajeado (RS). Acesse https://www.youtube.com/playlist?list=PLz0vw2G9i8v81v8KDs4KzAryj9ZsA4apy

Acervo da Plataforma IdeiaSUS

O IdeiaSUS é uma iniciativa de cooperação técnica entre a Fiocruz, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), no âmbito da Rede de Apoio à Gestão Estratégica do SUS. Conta, atualmente, com mais de 2.300 práticas e inovações de saúde. Tem como objetivo identificar, reunir e disponibilizar um banco de práticas e soluções em Saúde e Ambiente, tendo como princípio que a troca de experiências, exitosas ou não, são essenciais ao processo de consolidação e fortalecimento do SUS. Mais de 800 municípios brasileiros têm práticas descritas no IdeiaSUS.