Em sua 13ª edição, o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, realizado tradicionalmente pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), acontece na cidade de Salvador, Bahia, no período de 19 a 24 de novembro de 2022. O IdeiaSUS se faz presente no 13º Abrascão, que tem como tema central “Saúde é democracia: diversidade, equidade e justiça social”, com as apresentações assíncronas da Comunidade de Experiências e Práticas Acessíveis e Inclusivas (Cepai) e da Curadoria em Saúde.

O relato de experiência que apresenta a Cepai recebe o título “Da concepção à construção de uma rede temática colaborativa de práticas de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência, a ‘ComunitasCrip’, na plataforma IdeiaSUS”, fazendo parte da programação do congresso do dia 21, no eixo “Informação, Comunicação e Saúde: diálogos sobre novos cenários e desafios para a Saúde Coletiva”. Lançada em novembro de 2021, em caráter permanente na Plataforma de Práticas de Saúde e Ambiente IdeiaSUS/Fiocruz, como resultado do processo de disseminação da pesquisa “O Conhecimento da Atenção Primária em Saúde - APS sobre a deficiência”, contemplada por sua vez pelo edital do Programa de Políticas Públicas e Modelos de Atenção e Gestão à Saúde da Fiocruz (Rede PMA), a Cepai tem como objetivo oportunizar que as pessoas com deficiência, enquanto sujeitos de direitos sanitários, possam contribuir para o fortalecimento da temática da acessibilidade e inclusão no SUS, em interação com as demais pessoas. Trata-se de um espaço para o compartilhamento de relatos de experiências e práticas acessíveis e inclusivas.

O relato é apresentado por Sônia Regina da Cunha Barreto Gertner, pesquisadora e coordenadora adjunta de pesquisa na Rede PMA/Fiocruz. Do projeto, fazem também parte Laís Silveira da Costa, coordenadora geral de pesquisa na Rede PMA/Fiocruz, Annibal Coelho de Amorim, pesquisador do IdeiaSUS e coordenador adjunto de pesquisa na Rede PMA/Fiocruz, Anna Paula Feminella, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e coordenadora local de pesquisa na Rede PMA/Fiocruz, Katia Machado, coordenadora de comunicação da Plataforma IdeiaSUS/Fiocruz, e Gilvan Mariano da Silva, desenvolvedor de sistema e responsável técnico da Plataforma IdeiaSUS/Fiocruz. Conheça a Cepai em www.ideiasus.fiocruz.br


Do eixo “Informação, Comunicação e Saúde: diálogos sobre novos cenários e desafios para a Saúde Coletiva”, faz também parte o relato “IdeiaSUS: curadoria em saúde, o desafio de apoiar, qualificar e multiplicar práticas e soluções em saúde”. O projeto, que conta com a participação dos pesquisadores do IdeiaSUS/Fiocruz, Marta Gama de Magalhães, Claudia Beatriz Le Cocq D’Oliveira, Henrique Antunes Vitalino e Juliana Garcia Gonçalves, será igualmente apresentado em uma sessão assíncrona, exibida em todos os dias do congresso.


A proposta é salientar o que é a curadoria em saúde, um trabalho de cooperação entre gestores, profissionais de saúde e a comunidade usuária, por meio de mediações que possibilitam a troca de conhecimentos, a socialização dos saberes, a análise crítica e a reflexão sobre cuidado e gestão, os princípios e diretrizes deste projeto e como se exerce a curadoria em saúde do IdeiaSUS, ou seja, como se dá o processo de apoio, sistematização, acompanhamento e qualificação das práticas de saúde registradas na plataforma.

Mais IdeiaSUS no Abrascão

No dia 20 de novembro, das 14h às 17h, o assessor de Relações Institucionais da Presidência da Fiocruz e coordenador geral do Programa IdeiaSUS/Fiocruz, médico sanitarista Valcler Rangel Fernandes, participa como convidado da oficina pré-congresso “Pela Retomada das Altas Coberturas Vacinais: #VacinarParaNãoVoltar”. No dia 23, às 10h20, ele participa como expositor da roda de conversa “Direitos à saúde e produção de cuidados: como construir uma agenda antirracista, feminista e LGBTI+ para o SUS”. E no dia 24, às 10h15, como expositor da mesa redonda “Atores sociais em redes e políticas públicas: estratégias para ampliação da democracia e superação de desigualdades em saúde”. Acompanhe por aqui o IdeiaSUS no 13º Abrascão!